Freguesia da Almagreira


Património Natural

Praia Formosa

Uma das duas áreas naturais protegidas da freguesia, a Baía da Praia Formosa é uma vasta plataforma aberta ao mar, marcada pela praia, pelo vale da Ribeira da Praia e pelas altas encostas que a limitam. Possui o único areal de cor clara dos Açores, resultante do desgaste de rochas sedimentares, conferindo-lhe características únicas, que já lhe valeram várias distinções internacionais, entre as quais uma das melhores praias do mundo, ao nível do turismo sustentável.

Oferece a todos os quantos a visitam excelentes condições para a prática desportiva de desportos náuticos. É também mundialmente conhecida, como sendo o local onde se realiza anualmente desde 1984, o mais antigo festival de música de Portugal, o Festival Internacional Maré de Agosto.

Reserva Natural e Monumento Natural Regional do Figueiral-Prainha e Pedreira do Campo

Esta reserva é outra das áreas naturais protegidas da Freguesia de Almagreira. Localizada na plataforma de Vila do Porto, Almagreira e São Pedro, esta reserva de 2,30km² alberga formações sedimentares, que vão desde o período Miocénio até ao Quaternário, bem como uma grande quantidade de fósseis marinhos raros em regiões vulcânicas, além de possuir formações geomorfológicas de grande beleza paisagística. Estas rochas vulcânicas submarinas e sedimentos fossilíferos marinhos são únicos no Arquipélago dos Açores.

Prainha

Integrada na paisagem da Praia Formosa, o lugar da Prainha possibilita a observação de uma sequência de camadas fossilíferas assentes sobre um terraço marinho. Trata-se de uma importante jazida de fósseis típicos de ambientes marinhos costeiros que datam do Mio-Pliocénico e do Plistocénico. É um ponto de visita, especialmente procurado durante o período de verão.

Gruta do Figueiral

É uma gruta artificial de onde se extraía a argila para o fabrico de telhas e o calcário que era transportado para um forno, para o fabrico de cal, utilizada na construção das típicas casas da ilha de Santa Maria. Apesar da intensiva exploração de outrora, ainda é possível identificar estalactites e fósseis de origem marinha nas rochas carbonatadas sedimentares que constituem esta gruta artificial. 

Gruta das Figueiras

Na base da arriba a nascente da Praia Formosa, é possível visitar uma cavidade conhecida como Gruta das Figueiras. Com 52m de extensão, largura máxima de 7m e uma altura que atinge cerca de 5m, esta gruta apresenta uma pequena lagoa de água salgada com cerca de 1,5m de profundidade e cerca de 22m de extensão que se desenvolve em toda a largura da cavidade.

  Contactos