Freguesia da Almagreira


Património Religioso

Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Bom Despacho

Construída em 1859, em substituição da pequena ermida com o mesmo nome que fora mandada construir no século XVIII por Manuel de Moura Landres. Com o aumento da população, houve a necessidade de criar um novo curato e de se construir uma nova igreja. Em maio de 1859, iniciou-se a obra e em novembro do mesmo ano, celebrou-se a primeira missa. Trata-se de um templo de linhas simples, com uma só torre e um só corpo principal, que em 2005 foi alvo de restauro.

Ermida de Nossa Senhora dos Remédios

No lugar da Praia, situa-se uma das mais antigas ermidas da ilha, que se julga ter sido edificada no século XVI, mas que no entanto tem a inscrição 1868 na fachada principal, razão pela qual está datada como sendo do século XIX. Edifício pequeno de arquitetura religiosa que tem como patrono Santo Amaro. No interior, conserva um púlpito em madeira trabalhada com elementos barrocos.

Ermida de Santa Rita

Pequena ermida adossada a uma habitação que também faz parte de uma habitação, a Ermida de Santa Rita, datada do século XVIII, em invocação a Nossa Senhora da Natividade é construída em alvenaria de pedra rebocada e pintada. Esta ermida sita no Lugar da Fonte Mourato.

Ermida de Nossa Senhora do Monte

Ermida dedicada a Nossa Senhora do Monte, de planta retangular e nave única, adossada à empena esquerda de uma casa rural da Quinta de Nossa Senhora do Monte. Na fachada pode ver-se a inscrição 1819, e no seu interior existe um coro alto sobre a entrada.

Ermida de Nossa Senhora da Graça

Edificada no lugar da Graça, a Ermida de Nossa Senhora da Graça remonta ao século XVII, embora apresente na fachada a inscrição de 1900. Construída em alvenaria apresenta planta retangular, com o corpo da sacristia adossado à lateral esquerda. O conjunto é integrado numa propriedade privada e dispõe ainda de uma copeira, onde se realizam os tradicionais Impérios do Espírito Santo.

  Contactos