Freguesia da Almagreira


Caracterização

Demografia

Almagreira é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria nos Açores. Têm uma área geográfica de 10,58 km², com 599 habitantes (CENSOS2011) e uma densidade populacional de 53,4 hab/km².

Geografia

A freguesia localiza-se na costa Sul da ilha de Santa Maria, fazendo fronteira com todas as restantes freguesias do concelho. Santo Espírito a Este, Santa Bárbara a Noroeste, São Pedro a Norte e Vila do Porto a Oeste, respetivamente. É a mais pequena freguesia da ilha e da qual fazem parte os lugares de Bom Despacho Velho, Brasil, Brejo de Baixo, Brejo de Cima, Brejo do Meio, Carreira, Congro, Courelas, Covas, Farropo, Fonte Mourato, Fonte Nova, Graça, e Praia.

Orografia

No contexto orográfico da ilha, Almagreira encontra-se na faixa de transição do relevo acidentado do sector oriental e o relevo mais plano do sector ocidental da ilha. Parte da freguesia é assim formada pela escarpa oriental que se estende do Pico Alto (a norte) até Malbusca (a sul). A outra parte corresponde à zona ocidental da freguesia e é significativamente mais plana, fazendo fronteira com Vila do Porto e São Pedro. O litoral da freguesia é formando na sua maior extensão por uma baía delimitada por altas arribas de basalto e de rochas sedimentares.

Economia

No passado, foi o cultivo do trigo e do milho, assim como a exploração da cal e do barro, que marcaram a economia da freguesia. Já no seculo XVI ocorria a extração de barro para fins industriais.

Atualmente as atividades económicas de maior importância são a agropecuária e o comércio. As atividades ligadas ao turismo, começam igualmente a assumir alguma preponderância na economia da freguesia.

  Contactos